Com 4º lugar, Fernando Reis faz melhor resultado do país no Mundial de levantamento de peso - levantamento de peso - Globoesporte
Quinto colocado na Olimpíada Rio 2016, Fernando Reis disputou neste sábado a final do Mundial de levantamento de peso de Asgabate, no Turcomenistão. O brasileiro, que compete na categoria +109kg, conquistou a melhor colocação da carreira em mundiais ao terminar no quarto lugar geral - em 2017 ele tinha ficado na sexta posição. O resultado foi também o mais expressivo do país, que nunca medalhou em um mundial de levantamento de peso adulto.

Fernando Reis na prova de arranco
Fernando, que é tricampeão Pan-Americano, levantou 436kg no total - soma dos 201kg do arranco com os 235kg do arremesso. Muito bem na primeira prova do Mundial (arranco), ele falhou na segunda tentativa do arremesso, quando foi para 245kg - o resultado daria a ele o bronze inédito para o país.
O Brasil ainda teve mais três atletas na disputa do Mundial de Asgabate. Luana Madeira terminou sem ranking na categoria 48kg, Rosane Reis (55kg) finalizou a competição na 16ª colocação e o albanês naturalizado brasileiro Serafim Veli (96kg) ficou em 13º.

Fernando Reis na prova do arremesso

Fernando Reis erra ao tentar levantar 245kg no Mundial de Levantamento de peso

Fernando Reis erra tentativa de levantar 246kg no Mundial de Levantamento de peso
Os medalhistas
Quem não cometeu falhas foi Lasha Talakhadze. O georgiano, que têm conquistado todas as medalhas desde 2015, voltou a repetir o feito, vencendo a disputa geral, o arranco e o arremesso. Na disputa feminina do dia, a russa Tatiana Kashira também confirmou o favoritismo e levou o pentacampeonato mundial geral na categoria +87kg.

Lasha Talakhadze leva o tricampeonato Mundial de Levantamento de Peso
Tatiana Kashira fatura Mundial de Levantamento de peso